5 curiosidades sobre a cultura empresarial do Japão

Missão Empresarial ao Japão

Uma cultura milenar com regras empresariais

Sabia que…

•No ambiente empresarial japonês, a elegância sem extravagância é o caminho a seguir. Vestir-se de maneira formal, apostando em tons escuros e neutros é a melhor forma de se apresentar numa reunião;

•O respeito pela hierarquia é essencial. Quando cumprimentar as pessoas presentes na reunião, convém saber de antemão os seus cargos e fazê-lo do mais alto para o mais baixo cargo na empresa. O cumprimento deverá ser adequado ao país onde se encontra, pelo que basta inclinar-se um pouco para a frente. Caso o anfitrião estenda a mão para o cumprimentar, deverá então cumprimentá-lo desta forma;

•A hierarquia continuará a prevalecer na mesa de reuniões. O ideal é esperar que todos se posicionem e sentem e depois saberá qual será o seu lugar na mesa de reuniões; ou então esperar que lhe indiquem qual o seu lugar, aguardando de pé que todos se sentem;

•Se lhe for servida alguma bebida (normalmente chá), é falta de cortesia não aceitar;

•Saber ouvir é uma virtude muito apreciada na cultura japonesa. Deverá ouvir as pessoas presentes na reunião e falar apenas na sua vez. No Japão, cada pessoa tem a sua vez de intervir num ambiente empresarial.

Estamos à sua espera para realizar Missões Empresariais pelo mundo. Temos tudo preparado para que a sua Missão seja o seu e o nosso sucesso.