5 dicas para preparar a sua Black Friday

Portugal assistiu em 2016 a uma autêntica revolução no que diz respeito ao volume de vendas que a Black Friday conseguiu atingir: em apenas um dia foram vendidos mais de 1,8 milhões de euros.

Esta é, portanto, uma oportunidade obrigatória para todas as empresas se focarem numa estratégia, quer online quer offline, para tirar o melhor partido deste dia. Selecionamos 5 dicas fundamentais para que a sua Black Friday seja de sucesso:

  1. Planeie atempadamente a sua estratégia

É importante definir quais os produtos que irá colocar em destaque neste dia e que promoções e descontos serão mais vantajosos, tanto do ponto de vista da marca como do consumidor. Devem ser definidos também quais os eventos comerciais que gostaria de organizar para esta data, assim como a melhor forma de divulgação de forma a chegar ao seu público-alvo diretamente.

  1. Gestão de Stock

Para um evento desta dimensão, é fundamental que o stock esteja totalmente abastecido para não esgotar determinado produto no momento da compra de um cliente. Isto poderá trazer clientes insatisfeitos! Ter um stock seguro significa ter a quantidade certa para dar resposta a todas as vendas. Será necessário fazer um estudo prévio de tendências de compra por parte dos seus clientes, de forma a avaliar quais os produtos que deverão ter maior destaque na Black Friday.

Uma outra estratégia adotada poderá ser o de escoamento de produtos de coleções passadas, de forma a promover não só as vendas a preços mais baixos, mas também o final de vida de um produto.

  1. Política de Preços

É fundamental oferecer descontos reais e possíveis, que realmente tragam algum valor aos clientes e lhes desperte desejos de compra. A adoção de uma má estratégia de preços poderá interferir com a reputação de uma marca.

  1. Divulgação

É fundamental que divulgue as estratégias que irá adotar na Black Friday com alguma antecedência, de forma a aliciar os potenciais clientes a quererem comprar produtos da sua marca. Desta forma, eles começam a pesquisar semanas antes aquilo que gostariam adquirir da sua loja, suscitando um desejo constante pelo produto, tornando-se perentória a compra no dia da Black Friday.

Esta divulgação poderá ser feita através de vários meios, como por exemplo:

  • E-mail Marketing
  • Influenciadores
  • Redes Sociais
  1. Atendimento

Uma equipa de vendas treinada e especializada é o segredo para garantir que o público seja bem entendido durante a Black Friday. Os funcionários devem estar muito bem informados sobre os produtos e a campanha em vigor, de forma a informar os clientes corretamente.

Uma estratégia bem estruturada para a Black Friday será certamente uma porta de entrada única para promover ao máximo o seu negócio durante este dia. Boa vendas!

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