O que significa ser um influencer?

Segundo o dicionário de Cambridge, um influencer é alguém que afeta ou muda o modo como as pessoas se comportam através do uso das redes sociais.

Celebridades, jornalistas, bloggers, instagramers, vloggers, ajudam a atrair atenção para as marcas que promovem.

Será ainda uma estratégia credível para uma marca?

Com a mudança do comportamento do consumidor, que se tornou mais desconfiado, passando a recorrer à opinião/recomendação dos seus amigos e familiares e às redes sociais antes de tomar uma decisão de compra, as marcas tiveram de se adaptar e serem criativas nas formas como interagiam com os seus consumidores.

O resultado foi a descoberta dos influencers nas diversas redes sociais.

Os influencers demonstram maior autenticidade nos produtos/serviços que promovem e ao mesmo tempo conseguem ampliar o alcance de uma marca dentro de um segmento específico e criar um relacionamento muito próximo com o público-alvo.

O problema é a atual imensidão de influencers que se encontra nas redes sociais e as vidas irreais que alguns promovem, impulsionando os jovens a ambicionar uma vida perfeita que, na prática, não existe. (ver história Essena O’Neill)

A solução está em duas palavras-chaves: TRANSPARÊNCIA e AUTENTICIDADE.

Os influencers continuam a ser uma estratégia importante para as marcas, contudo, há certas questões nas quais elas têm de refletir:

Qual o tipo de seguidores do influencer? 

Qual o tipo de conteúdo divulgado?

Qual a postura do influencer?

Qual a relação que este mantém com o seu público?

Estas questões ajudam as marcas a definir melhor o tipo que influencer que deve selecionar para promover ou ser embaixador da sua marca.

Daqui podem surgir coisas verdadeiramente reais e interessantes, que constroem a confiança do consumidor na marca, incentivando-o a partilhar a sua experiência, tal como abordamos anteriormente no artigo UGC .

Como utilizar a febre dos influencers e alertar para problemas reais?

TETO Brasil:

Gostava de incluir os influencers na sua estratégia de comunicação? Nós podemos ajudar: comercial@ebs.pt