As regras do jogo mudaram e nunca mais serão as mesmas

A constante evolução da digitalização significa que, adaptar-se à mesma seja algo quase obrigatório para sobreviver às exigências do mercado. Isto dá lugar ao conceito "Digital Branding" que consiste na gestão estratégica e criativa que é realizada nos meios digitais para construir a identidade de uma marca e torná-la relevante, diferente e sustentável ao longo do tempo.

O termo "Digital Branding" é simplesmente uma maneira de dizer que a marca, como a conhecemos, evoluiu, já que hoje existem outros cenários além dos tradicionais: cenários digitais que implicam relações mais profundas entre as marcas e os consumidores.

Porque razão é o Digital Branding tão relevante hoje?

As redes sociais são o rosto público de uma empresa!

A evolução do marketing até chegar ao 4.0, obrigou a que todos os seus elementos  se fossem adaptando a uma nova realidade, focada inteiramente no consumidor e na transformação digital.

O poder e a voz dos consumidores, dá oportunidade às empresas de manter uma relação mais próxima com eles e conhecer os seus problemas e as suas sugestões. Manter uma comunicação transparente, interativa e ouvir os consumidores marca a diferença.

Dicas para criar uma estratégia perfeita de Digital Branding:

  • Analise previamente as características do seu target e crie conteúdos adaptados para eles: um restaurante tipicamente de carne, não irá criar posts para vegetarianos!

  • Mantenha a mesma linguagem (verbal e visual) ao longo de todas as suas plataformas de comunicação.

  • Escolha os canais de comunicação certos! Dependendo do seu target deve adequar, por exemplo, as redes sociais.

  • Ouça as opiniões dos seus consumidores. Se eles se sentirem ouvidos, é provável que criem laços e lealdade com a marca.

  • E por fim, pergunte aos seus consumidores o que eles querem! Encoraje-os a partilhar a sua experiência e a incentive o WOM (worth of mouth, também conhecido como “boca-a-boca”).

Conclusão

O marketing digital, usado corretamente, é como um génio numa lâmpada mágica: permite analisar os desejos dos consumidores e fazê-los chegar...da maneira que queremos.