Sabe qual é o horário que dá maiores resultados para as empresas efetuarem publicações nas redes sociais?

Analistas efetuaram pesquisas que incluíram entrevistas aos gerentes dos principais grupos de média de várias plataformas de conteúdos e o que mais surpreendeu os pesquisadores foi a forma como eram decididas as publicações. Estes serviam-se de regras simples, como por exemplo, publicavam entre as 7h e as 9h e passavam vários posts com pelo menos 30 minutos de intervalo. Neste período, eles geralmente concentravam-se em notícias locais e desportivas, mas não prestavam atenção se os posts tinham a intenção de deixar os leitores irritados, felizes ou surpreendidos.

Está estudado e confirmado cientificamente, que a memória de trabalho humana exibe variação inerente ao longo do dia e é mais alta quando acordamos de manhã, mais baixa no meio da tarde e moderada à noite.

Com base nesse conhecimento, os analistas lançaram-se sobre o estudo sobre os nossos ritmos circadianos e a conclusão foi, que as plataformas de conteúdo  de informação podem aumentar os lucros de certas empresas em pelo menos 8%, se publicarem conteúdos seguindo as respostas biológicas dos ciclos de vigília / sono do seu público, segmentando tipos de conteúdos para quando o público-alvo está naturalmente mais recetivo.

Segundo o estudo, a memória de trabalho humana exibe variação ao longo do dia e é mais alta quando acordamos de manhã. Assim, quando há maior disponibilidade de memória de trabalho, o público fica mais alerta e com maior necessidade de procurar informações. Isto significa que o desejo dos consumidores de interagir com conteúdos provavelmente será maior na parte da manhã, baixa no período da tarde e moderado à noite.

As conclusões deste estudo que foi recentemente publicado no American Marketing Association Journal, podem ser implementadas de forma rápida por qualquer empresa, sendo ferramentas importantes para as suas receitas, das quais deixamos aqui ficar algumas dicas:

- Todos os conteúdos publicados durante a manhã angariam maiores resultados;

- O Aumento das publicações é mais eficaz quando o público-alvo está com pouca memória de trabalho, ou seja, durante a tarde e sobretudo à noite.

- Assumindo que a maioria do público começa o seu dia de manhã, esta é a parte ideal do dia para publicar conteúdo que transmita emoção de alta excitação, deixando para de tarde conteúdo de "pensamento mais profundo".