Feiras Internacionais – Como escolher o evento adequado ao seu negócio?

As feiras são ótimos canais para estabelecer uma identidade física para o seu negócio ou para estabelecer contacto com potenciais parceiros de negócios no mercado selecionado. No entanto, é bom lembrar que a participação nos eventos destas dimensões por mais pequeno que seja o stand exige investimento, planeamento e energia.

Pode parecer que exige muito trabalho, e não deixa de ser um pouco verdade! Por isso mesmo damos alguns conselhos para o ajudar a selecionar a feira que mais se adequa ao seu negócio.

Primeiro passo: como encontro o evento ideal para participar?

Sugerimos uma primeira pesquisa através de websites destinados à sua procura:

www.nfeiras.com

http://www.tofairs.com/index.php

http://www.eventseye.com/

https://10times.com/

https://eventegg.com/

Segundo passo: como saber se escolhi o evento certo?

Se já realizou a pesquisa em diferentes websites e finalmente encontrou um evento que parece ser o ideal para o seu negócio e no mercado pretendido, óptimo! No entanto, antes avançar para preencher a ficha de inscrição, é importante avaliar se esse evento é, realmente, o ideal.

A cautela é necessária porque é um processo que exige tempo, dinheiro e muita disposição – é importante ter certeza de que está a investir o dinheiro devidamente.

Coloca-se então a questão, Qual o valor necessário investir para participar? Não se deixe enganar pela aparente simplicidade desta pergunta. Os fatores que entram em jogo para este cálculo são altamente complexos e importantes e não dizem respeito apenas ao aluguer do espaço e à taxa de inscrição. Há toda uma logística envolvente que poderá passar não só pela produção do material promocional, como também pelo transporte de produtos, taxas alfandegárias, deslocações, alojamento, entre outros.

Quem é o público? Verifique as edições anteriores desse evento e tente avaliar se o seu negócio é compatível com as empresas que participaram anteriormente. Será que o público-alvo é o mesmo que o seu? Se o evento e os participantes forem compatíveis com o seu público-alvo, então está no lugar certo.

Quais são os seus objetivos? É importante definir a sua estratégia logo no início. Isso implica, por exemplo, decidir qual o tamanho do stand e o seu posicionamento no local. Na altura da inscrição poderá solicitar à organização da feira a planta do espaço da edição anterior e, desta forma, ter uma noção efetiva do espaço que pretende selecionar para o evento no qual vai participar. A participação numa feira internacional vai promover os diferentes contactos com os potenciais clientes/fornecedores e, não se esqueça, cartões de visita são fundamentais! Posteriormente, poderá inserir os contactos numa base de dados ou até criar uma lista de e-mails para incluir os novos clientes que conquistará no evento. Estas, são algumas dicas que o ajudarão a escolher o melhor evento para a sua empresa.

Mencionamos algumas das mais importantes linhas orientadoras para a participação de uma empresa em feiras e certames internacionais, no entanto, relembramos que é um processo que exige bastante tempo, disponibilidade e envolvência das pessoas para que tudo corra de forma eficiente e que os objetivos a que se propõem sejam atingidos.

Não tem disponibilidade ou precisa de ajuda para participar em algum evento? Não hesite e contacte-nos! Fazemos com que apenas tenha de estar presente no evento!

Para mais informações: http://ebs.pt/presenca-internacional/