Missão Empresarial - A preparação é a essência do sucesso

A preparação das Missões Empresariais é muito mais do que a elaboração da agenda, marcação de viagens e estadia. Esta é uma parte complexa, na qual a EBS trabalha para conseguir o sucesso, contudo, nem tudo depende desta etapa. A empresa que realiza a Missão é também ela parte integrante deste sucesso. É a atividade comercial durante a Missão Empresarial que vai ditar a possibilidade de regressar com os contactos necessários para a realização das parcerias comerciais.

Não basta fazer a mala, ir para o país e estar à hora marcada em cada reunião. É necessário também:

-Conhecer os hábitos e a cultura do país a visitar. Há culturas muito diferentes da europeia, com hábitos e tradições diferentes, mesmo no que toca a ambientes empresariais, pelo que o conhecimento dos mesmos poderá ser uma vantagem no momento da negociação. Estar preparado para saber como cumprimentar, em que momento se deve sentar para a reunião, se deve aceitar uma bebida de cortesia porque os costumes do país assim o ditam, mostrará o interesse na integração da cultura, bem como o fato de ter estudado os hábitos locais como forma de preparação para a Missão Empresarial,

-Preparar de antemão as reuniões, tendo em atenção determinados fatores, tais como: a dimensão da empresa, a pessoa com a qual vai reunir, o ambiente onde a empresa se insere, entre outros. Poderá ter reuniões extremamente formais, mas, há países onde é comum as reuniões se realizarem na habitação do empresário, o que torna a reunião mais informal. A capacidade de se adaptar aos diferentes ambientes é sempre avaliada pela empresa que o recebe,

-Fazer uma apresentação cuidada da sua empresa, se possível, no idioma do país no qual vai estar em Missão Empresarial. Este é um fator muito importante porque, muitas vezes partimos do principio que o Inglês é suficiente e universal, mas a maior parte das empresas no estrangeiro dão muito valor quando as apresentações são feitas na língua materna do país a visitar,

-Ter um tradutor presente nas reuniões. Em alguns países, ainda que domine o inglês para as reuniões, é uma boa prática ter um tradutor que o acompanhe na reunião e que traduza a conversação para o idioma do país. Este elemento deixa assim de ser um custo, passando de imediato a vantagem competitiva no momento da negociação,

-Levar catálogos suficientes para todas as reuniões. Também estes catálogos poderão ser uma vantagem competitiva quando traduzidos para o idioma do país que visita,

-Ter cartões de visita para entregar durante as reuniões. Este fator é essencial para mostrar que se preparou para a reunião com todos os elementos necessários à realização da mesma, com a intenção de contacto futuro com a empresa com a qual reuniu.


São muitos os fatores que ditam o sucesso de uma Missão Empresarial, nos quais todos os intervenientes estão envolvidos, desde a preparação da mesma à sua realização. Neste sentido, realizar a Missão Empresarial recorrendo a quem o pode ajudar em todas as etapas, é essencial para que os contactos realizados se traduzam em parcerias empresariais de sucesso.