Como lidar com as distrações? Treine o seu cérebro para se concentrar

Com a velocidade em que o mundo profissional se processa presentemente, com certeza já se sentiu mais que uma vez sobrecarregado. Focar-se numa só tarefa é difícil e culpar as constantes distrações ao nosso redor é fácil. Mas tentar se livrar das distrações não é suficiente para resolver o problema, os estudiosos na matéria de gestão de tempo explicam que devemos reciclar os nossos cérebros para se concentrarem. Por exemplo, quando o trabalho é interrompido por e-mail, o problema real não é o e-mail, mas sim o facto de estar conectado à caixa de entrada, o que faz com que haja interrupções quase frequentes.

Como dominar a concentração

Para ajudar o cérebro a reaprender a se concentrar, os experts dizem que devemos experimentar “tarefas individuais”, abrir apenas uma janela no ecrã do computador, ou dar total atenção a uma única tarefa de cada vez. Além disso, devemos praticar a perceção de quando a atenção é desviada, e guiá-la suavemente de volta para o que se estava a fazer.

Otimize o seu ambiente de trabalho

Otimizar tanto quanto possível o ambiente para máxima concentração é outra das disposições que deve ter atenção. Quando se está com muito calor ou frio, ou o seu entorno é muito barulhento ou demasiado silencioso, a capacidade de concentração vai ser afetada. Organizar a área de trabalho também é importante, pois a desordem influencia a capacidade de se concentrar e processar informações.

Defina claramente a tarefa principal

Quando vier à mente algo importante enquanto se estiver a fazer um determinado trabalho, deve anotar-se num bloco de notas e voltar a atenção para esse assunto mais tarde. Segundo os especialistas, praticar a gestão de atenção desta forma, aumentará o "músculo de atenção", o que dará maior controle sobre as distrações. Será que sim? Porque não experimentar? Começar por ter apenas uma janela aberta no computador…

concentrar