EBS - Tendências 2019

Dando continuidade à apresentação das tendências no início do novo ano juntamos e apresentamos agora as tendências que mais irão impactar as áreas com a qual trabalhamos: design, web design, marketing, presença internacional. Cada uma destas áreas possui influencias distintas, portanto toma nota de todas as alterações que se preveem serem as mais importantes!

Design

As tendências apresentadas são uma evolução das apresentadas anteriormente, se em 2018 já se falava em dizer NÃO ao alinhamento e SIM à ordem não convencional, este ano temos os layouts assimétricos. Por outro lado, 2019 será o ano em que a presença do design 3D no design gráfico ganha expressão.

  • 3D design: “Depth of a new generation”

O 3D provou ser uma tendência bastante estável e persistente ao longo dos últimos anos, impactando as mais diversas áreas. Este ano, espera-se que a sua representatividade no design gráfico ganhe terreno facilitada pelo aparecimento de cada vez mais programas para este efeito. Os designers têm assim a hipótese de emergir os utilizadores no design através de composições que “saltam” da página.

  • Layouts Assimétricos: “Ditch the frames”

Em 2018 já se começou a ver o afastamento dos designs rígidos, que marcaram os últimos anos, para layouts que se libertam da estrutura e do previsível e transmitem movimentos cinéticos e energia. Uma grande vantagem desta tendência é a curiosidade que suscita ao consumidor um design assimétrico, exigindo atenção para compreender a informação.

Marketing

Numa harmonia perfeita, o marketing digital vem potenciar todo o processo de marketing. Este ano vamos observar o crescimento de tendências abordadas em 2018, tais como:

·       Long-form Content: Uma análise recente do BuzzSumo de mais de 100 milhões de artigos revelou que conteúdo de formato longo (mais de 2000 palavras) tende a obter mais compartilhamentos sociais do que o conteúdo de formato curto.

  • UGC: https://ebs.pt/ugc/
  • ChatBots: Com a melhoria da inteligência artificial ao longo dos anos, os chatbots melhoraram por ter a capacidade de manter uma conversa básica com os visitantes e responder às perguntas mais frequentes, como faria um representante de atendimento ao cliente humano ao vivo.
  • Webinars, Webcasts e Live Video: O formato vídeo continuará a ganhar importância, contribuindo para cerca de 82% do tráfico global na internet em 2021. Os profissionais de marketing que usam vídeos aumentam sua receita 49% mais rápido do que aqueles que não usam.

E o aparecimento de outras, mais específicas, mas extremamente importantes.

  • Inteligência artificial em SEO: “Semantic SEO”

O SEO semântico refere-se a uma pergunta ou frase de pesquisa que produz resultados significativos, mesmo quando os resultados não contêm uma correspondência exata das palavras ou frases usadas. Basicamente, isso significa que o algoritmo de pesquisa é inteligente o suficiente para interpretar a intenção de um pesquisador (e potencialmente o contexto de sua pesquisa) para fornecer uma resposta a sua pergunta.

O SEO semântico é um conceito importante, especialmente se quisermos criar uma estratégia de SEO de longo prazo “White Hat”, porque a inteligência artificial nas pesquisas está a evoluir para além das “palavras-chave".

  • Abandono da segmentação tradicional

Como as preferências do cliente e o comportamento de compra estão em constante mudança, os perfis que as marcas criam dos seus clientes devem ser flexíveis por natureza. A segmentação tradicional já foi ultrapassada pela criação das “Buyer Personas” que já se desenvolvem há já alguns anos, contudo,  o uso de ferramentas digitais torna ainda mais fácil adaptar o conteúdo, a mensagem, o desenvolvimento de produtos e os serviços às necessidades específicas, aos comportamentos e às preocupações de diferentes grupos de personas que se identificam.

Web design

Sendo fortemente influenciado pelas tendências de design, uma das tendências de web design que apresenta maior influência em 2019 é proveniente da “Ditch the frames”. Continuando na ótica de surpreender o utilizador e inovando nas formas de como se pode mantê-lo dentro do website, as micro-interações tomam este ano lugar de destaque.    

  • Formas Orgânicas e Naturais

Embora as páginas web sejam normalmente configuradas para algo estruturado, este ano marca-se pelas formas naturais e linhas suaves, sendo mais importante a acessibilidade e conforto. Como as formas orgânicas são naturalmente imperfeitas e assimétricas, elas podem fornecer profundidade a um design. O objetivo aqui é que os projetos web se sintam humanos e vivos através da ilusão de movimento.

  •  Micro-interações

Passar o rato por cima de imagens ou texto e surgirem animações, sinos e muito mais, são micro-interações que criam um elemento de surpresa para o utilizador. As micro-interações servem para criar um momento e surpreender o utilizador com uma interação criativa, convidativa e humana. Esta é uma forma de envolver os utilizadores no site e de subtilmente transmitir informações.

Presença Internacional

Na área da presença internacional, mais propriamente das Feiras, a tendência da Realidade Virtual vai continuar a marcar presença como forma de interagir com o público-alvo e surpreender.

  • O poder das luzes: A luz é uma ferramenta incrível, impactante tanto pela sua presença como pela ausência. Encontrar maneiras novas e criativas de literalmente lançar luz sobre produtos e espaços realmente os traz à vida.
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