Mensagem “OFF DIGITAL”

Chegou aquela altura do ano em que os sentimentos se estreitam, as distâncias tentam ser mais curtas e queremos partilhar e comemorar esta data especial com os amigos e família.

Até aqui tudo normal, no entanto, o mundo digital entra em força nas nossas vidas e por vezes “desfoca” o que é essencial.

Nesse sentido, a Ikea lançou recentemente uma campanha através da qual tenta alertar as pessoas que algumas famílias são incapazes de responder a perguntas sobre os gostos, preferências e passado das pessoas sentadas no lugar do lado.

Esta campanha executada pela Ikea Espanha pretende demonstrar que passamos mais tempo nas redes sociais do que a conversar com as nossas famílias e que sabemos mais sobre figuras públicas do que sobre os nossos próprios pais, filhos ou avós.

Na tentativa de fazer chegar a mensagem, de 24 de dezembro a 1 de janeiro, a Ikea Espanha não vai publicar qualquer tipo de conteúdo nas suas redes sociais. Porquê? Porque para nos ligarmos é preciso, primeiro, desligarmos os telemóveis e restantes dispositivos electrónicos.

Para isso e para dar o exemplo, a Ikea não vai fazer qualquer tipo de publicação em plataformas como Instagram ou Facebook durante a semana do Natal até ao Ano Novo. Também não enviará newsletters nem comunicados de imprensa.

Através desta campanha é possível perceber que estamos de tal forma absorvidos com o mundo digital que, inconscientemente, relegamos a nossa esfera relacional e pessoal para segundo plano. A mensagem é impactante e deixa-nos a pensar… Sabe como é que os seus pais se conheceram?