Estudos Mercado

Estudos de Mercado

De um modo geral, pode-se dizer que os estudos de mercado são ferramentas que envolvem diferentes metodologias de pesquisas para analisar aspetos qualitativos e quantitativos de uma empresa e assim avaliar diversos fatores do mercado na qual a mesma está inserida.

Objetivos: Estudos e pesquisas de mercado servem tanto para quem está a abrir um negócio, quanto para quem deseja mudar de segmento, conhecer melhor o mercado no qual está inserido, criar um novo produto ou serviço, atrair talentos para a empresa, gerar mais lucro, melhorar a imagem, entre outros aspetos que permitam o negócio ter sucesso.

Um estudo de mercado proporciona o entendimento da situação do mercado, além de determinar quais são as principais tendências, quem são os concorrentes, como estão posicionados os produtos e quais são as necessidades dos consumidores. Assim, pode-se dizer que um estudo de mercado não só ajuda a identificar problemas como a encontrar soluções para os negócios, além de ser fundamental para a tomada de decisões.

Plano marketing estratégico

O seu principal objetivo é a análise da envolvente interna e externa, formulando posteriormente uma estratégia de marketing definida de acordo com os recursos reais da empresa. Este estudo permite traçar objetivos e estratégias que sejam realmente exequíveis, otimizando resultados, prevendo planos de contingência e apoiar um crescimento sólido e bem direcionado.

Estudo do Consumidor

O conhecimento dos hábitos de consumo do público alvo é fundamental para que haja uma maior rentabilidade de todos os esforços de marketing aplicados sobre o produto ou serviço dos nossos clientes. O modo como adquirem estes mesmos produtos/serviços, a regularidade com que os consomem, quais as especificidades que mais apreciam ou o que menos gostam.

Plano de Marketing Internacional

Os mercados externos são igualmente influenciados por vários fatores que marcam e alteram os hábitos de consumo dos seus habitantes. O Plano de Marketing torna-se assim fundamental para que a implementação de um novo negócio vindo de fora seja feita da melhor forma, adaptando-se culturalmente ao público a que se destina e antecipando possíveis entraves.

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